sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Todo poderoso Renato Gaúcho

Grêmio incorpora passado de Renato e quase dobra número de gols

Especialista em gols na época de jogador, técnico faz rendimento ofensivo do Tricolor crescer. Defesa também melhora


 
Renato Gaucho GrêmioArtilheiro quando jogador, técnico deixa time mais
goleador (Foto: Globoesporte.com)
Renato Gaúcho fez o Grêmio colocar em prática aquilo que ele mais fez nos tempos de jogador. A chegada do treinador foi a senha para o Tricolor quase dobrar sua média de gols no Campeonato Brasileiro. Nos 16 jogos sob o comando do ex-craque no Nacional, o time gaúcho jamais deixou de balançar as redes. O Grêmio, com Renato, só não marcou gols na estreia dele, a derrota de 2 a 0 para o Goiás pela Copa Sul-Americana.
São dois Tricolores: antes de Renato, a média de gols no Brasileirão foi de 1,15 por partida; depois da chegada do treinador, passou para 2,06. E o crescimento ofensivo não representou fragilidade defensiva. Pelo contrário: a média de gols sofridos passou de 1,46 por partida para 1,06.
Os sinais são claros. Com Renato, o Grêmio defende e, especialmente, ataca melhor. Nos últimos quatro jogos, o time gaúcho fez 14 gols – ou 3,5 por jogo. Jonas, depois da chegada do novo comandante, desandou a marcar gols. Com 19, é disparado o goleador do Campeonato Brasileiro.
Os jogadores enxergam o chefe deles como um treinador longe de ter surtos ofensivistas e também afastado das tentações da retranca. Para eles, o Grêmio é equilibrado.
- Temos um estilo de jogar que procuramos usar dentro e fora de casa. Criamos essa identidade de atacar sempre. Na maioria dos jogos, fazemos gols e tomamos cuidado para não levar. Os gols da nossa equipe estão aparecendo naturalmente – comentou o lateral-direito Gabriel.
Renato Gaúcho na partida do Grêmio contra o FlamengoAtletas também percebem preocupações defensivas no técnico (Foto: Divulgação / Site Oficial do Grêmio)
O zagueiro/volante Vilson não vê o treinador, por ser ex-atacante, mais propenso a formar times ofensivos. Na visão dele, Renato também fica atento à estrutura defensiva do Grêmio.
- Ele mexe em todas as partes. Como foi um atacante de sucesso, o Renato tem vasta experiência no ataque, e procura passar coisas da experiência dele. Mas ele se preocupa com a defesa também. Ele mexe em todos os setores, se preocupa com todos eles – afirmou Vilson.
A próxima missão do Grêmio de Renato Gaúcho é contra o líder do Campeonato Brasileiro. Domingo, o Tricolor recebe o Cruzeiro no Olímpico.
Grêmio antes de Renato
13 jogos
15 gols marcados, média de 1,15 por partida
19 gols sofridos, média de 1,46 por partida
Atlético-GO 0 x 0 Grêmio
Grêmio 1 x 2 Corinthians
Palmeiras 4 x 2 Grêmio
Grêmio 3 x 0 Avaí
Flamengo 1 x 1 Grêmio
Grêmio 2 x 1 Atlético-MG
São Paulo 3 x 1 Grêmio
Grêmio 1 x 1 Vitória
Prudente 2 x 0 Grêmio
Grêmio 1 x 1 Vasco
Cruzeiro 2 x 2 Grêmio
Inter 0 x 0 Grêmio
Grêmio 1 x 2 Fluminense
Grêmio depois de Renato
16 jogos
33 gols marcados, média de 2,06 por partida
17 gols sofridos, média de 1,06 por partida
Grêmio 2 x 0 Goiás
Ceará 2 x 1 Grêmio
Grêmio 1 x 2 Santos
Atlético-PR 1 x 1 Grêmio
Grêmio 1 x 0 Guarani
Botafogo 2 x 2 Grêmio
Grêmio 2 x 0 Atlético-GO
Corinthians 0 x 1 Grêmio
Grêmio 1 x 2 Palmeiras
Avaí 0 x 3 Grêmio
Grêmio 2 x 2 Flamengo
Atlético-MG 1 x 2 Grêmio
Grêmio 4 x 2 São Paulo
Vitória 0 x 3 Grêmio
Grêmio 4 x 0 Prudente
Vasco 3 x 3 Grêmio
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário